segunda-feira, 31 de março de 2008

Encerramento Itinerário Espiritual

O encerramento do Itinerário Espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Aveiro aconteceu no passado domingo, dia 30 de Março de 2008, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré! Este encerramento que é feito para que os vários itinerários possam mostrar ao resto da comunidade o que fizeram ao longo do fim-de-semana começou com a animação de música e da chegada das várias pessoas ao recinto. No final da animação e já com os vários itinerários no palco deu-se por iniciado o Encerramento do Itinerário Espiritual que foi presenciado por cerca de 100 pessoas.

C_Radical

Este Itinerário realizado durante um dia inteiro na Nossa Senhora do Socorro juntou cerca de 3 dezenas de jovens que puderam fazer várias actividades radicais, com o tema a procura de um “Cristo Radical” sempre presente. No fundo, e como eles próprios disseram, eles lá conseguiram “ultrapassar as dificuldades pois nunca estiveram sós, pois Cristo estava connosco!”.
Foi desta forma que as 5 equipas que fizeram o C_Radical quiseram dizer a comunidade que o Cristo Radical está em nós basta nós procurar-mos dentro de nós próprios.

Nascer Novo

48 Jovens estiveram reunidos durante 3 dias em Vagos para participar na 23ª edição do “Nascer Novo”.
Ao longo dos 3 dias os jovens foram divididos em vários grupos (Trigo, Feijão, Milho, Girassol), apoiados pela equipa de cozinha e coordenação (Nabiças), para assim, todos juntos andarem por um caminho onde tiveram de afastar as pedras de forma a renascer.
Os vários grupos mostraram à comunidade o que fizeram cantando os seus hinos e dando o seu testemunho dizendo no final que “nasceram de novo e que são novas pessoas mas também novos cristãos!”

Convívio Fraterno

Foram 11 os participantes que se reuniram durante 4 dias a “procura de um novo rumo!”.
Desta forma dividiram-se em vários grupos (Estrelas polares, Bússolas e GPS) para seguirem o farol que traçava um novo rumo no mapa mas também na vida dos jovens participantes.
Os vários grupos deram o seu testemunho representando o que fizeram ao longo dos 4 dias que estiveram reunidos na casa. No fundo testemunharam Cristo, e como por eles pronunciado, foi “Grão a Grão que construíram o seu próprio caminho!”

Faz-te ao Largo

Não se realizou este ano mas não deixou de ter a sua mensagem:
“Todos os dias é dia de nós fazermos ao largo!”

Foi desta forma que os vários momentos apresentaram o que fizeram ao longo do fim-de-semana. De seguida foi a vez do padre João Gonçalves, representante do Bispo, falar ao jovens. De seguida a comunidade teve a oportunidade de ouvir as palavras do padre Rui Barnabé. Terminou-se esta festa com uma “acção de graças” do grupo anfitrião, o Grupo da Gafanha da Nazaré, e também de mais música do grupo de animação.

Para finalizar esta reportagem do encerramento dos Itinerários Espirituais realçar a muita presença de jovens do nosso Arciprestado nos vários momentos, da ajuda de muitos dos nossos jovens como coordenadores, da animação musical ter sido feita por representantes do GJA2 e da presença de muitos jovens de Aveiro nas bancadas do Centro Cultural da Gafanha.

“Jesus Cristo és Vida em mim, Aleluia!”



1 comentário :

Saraï disse...

Olá Fábio!
...Só uma pequena correcção: os jovens do "Nascer de Novo" foram divididos em 4 equipas (Feijão, Trigo, Milho e Girassol) a 5ª equipa - Nabiças - era a dos animadores que não faziam parte das duplas.
O Encerramento foi um momento em grande. Parabéns pela animação GJA^2!!!